Alimentação saudável para pacientes hipertensos

Evite alimentos ricos em sal e reduza a ingestão de sal

Se o sangue contém excesso de sal, os rins retém mais e eliminam menos água. O aumento do volume sanguíneo leva a um aumento da tensão arterial. Consequentemente, a tensão arterial aumenta. Se tal ocorrer de forma permanente, o doente pode desenvolver tensão arterial elevada.

 

Quais os alimentos que devem ser evitados?

  • Alimentos preparados e conservas
  • Bolachas salgadas

 

Como pode reduzir o consumo de sal? 

  • Evitar intensificadores de sabor 
  • Não adicionar mais sal
  • Ao preparar os alimentos, use ervas frescas e especiarias
  • Cozinhe sem sal, tempere com sal e misturas de especiarias 
  • Verifique o teor de sódio da água mineral

 

Dicas para cozinhar com pouco sal:

  • Cozinhe as batatas com pele, não coza com sal 
  • Adicione apenas um pouco de sal à água para cozinhar arroz, massas e batatas
  • Salgue a carne somente quando esta estiver alourada ou assada 
  • Cozinhar ao vapor, em folhas de alumínio e na grelha ajuda a preservar o sabor dos alimentos 

Em geral escolha refeições que saibam bem sem sal!

 

Preste atenção aos tipos de gordura que ingere e reduza a ingestão de gordura

O que deve ter em conta ao escolher as gorduras?

  • Evite as gorduras animais, tais como manteiga, bacon e banha 
  • Escolha gorduras com um alto nível de monoinsaturados ou ácidos gordos polinsaturados (óleo de girassol, azeite, óleo de colza, óleo de linhaça ou óleo de soja). 

 

Como pode reduzir a ingestão total de gorduras?

  • Escolha alimentos com baixo teor de gorduras
  • Escolha formas de preparar os alimentos com pouca gordura (por exemplo, salteado, no forno, coberto com papel de alumínio, etc...)
  • Com uma escumadeira, retire gorduras sólidas quando prepara sopas e molhos 

 

Escolha alimentos ricos em potássio e fibras

Dietas ricas em potássio e fibra Uma dieta rica em potássio e fibra produz uma redução moderada da tensão arterial.
O potássio provoca um aumento da eliminação de água que provoca um relaxamento dos vasos sanguíneos e reduz a tensão arterial. 

Alimentos ricos em potássio: 

  • Produtos integrais
  • Batatas
  • Legumes tais como espinafres, brócolos, alface-de-cordeiro e cogumelos
  • Nozes, frutos secos, banana
  • Peixe

 

Ao lavar os legumes ou ao cozinhá-los durante longos períodos de tempo, o potássio difunde-se na água. Se não se reutilizar o potássio perde-se.  

A fibra dietética faz essencialmente com que o alimento seja mastigado por mais tempo e mais exaustivamente. Tem o efeito, de satisfazer o estômago, de o açúcar no sangue subir lentamente e de regular a digestão. Uma dieta rica em fibras pode ajudar a prevenir transtornos gastrointestinais (tais como prisão de ventre, cancro do cólon, hemorroidas, etc…) transtornos metabólicos (tais como obesidade, diabetes) e doenças cardiovasculares (como a hipertensão e a arteriosclerose).  

Os alimentos ricos em fibra são:

  • Cereais (trigo espelta, aveia, trigo)
  • Legumes (couve de Bruxelas, cenouras, funcho, couve-flor, etc.) 
  • Leguminosas (lentilhas, ervilhas, feijões) 
  • Frutas (maçãs, laranjas, bananas, kiwis, etc.) 
  • Frutos secos (avelãs , amendoins, pistácios, etc.) 

 

Certifique-se que o fornecimento de energia é personalizado

É importante evitar as calorias "vazias" já que estas promovem a obesidade. São elas: bebidas e alimentos açucarados e o álcool. Além disso, é importante manter um peso normal, e a atividade física é crucial neste aspeto.