Hipotensão e o desporto

Praticar regularmente desportos de resistência fortalece o coração e ativa a circulação. As pessoas que têm a tensão arterial baixa devem tentar ativar especialmente o seu sistema vascular. Adaptar-se-ão mais rapidamente às necessidades (p.ex. levantar-se, mudanças de tempo e temperatura) e terão vertigens com menos frequência.

Todos os tipos de desporto com esforço médio, nos quais todos os grupos musculares se podem fortalecer ao mesmo tempo, são adequados para a ativação vascular. Exemplos: caminhar, nadar, ginásio ou marcha nórdica. São menos benéficos os desportos de esforço alto constante (corrida rápida sem pausas) e cargas máximas (levantamento de pesos). A reeducação muscular não é necessariamente o principal objetivo neste caso, embora a atividade física cause um efeito positivo.

Se deseja melhorar a sua circulação com o desporto, converse com o seu médico sobre este propósito. O seu médico dir-lhe-á qual o tipo de desporto que é adequado para a sua forma de hipotensão. As pessoas que sofrem de uma doença cardiovascular ou depois de um largo período sem praticar desporto, devem passar por uma prova de tolerância ao esforço antes de começarem a treinar.

Que tipo de desporto beneficia o quê? 

Corrida:
A corrida estabiliza a tensão arterial principalmente pelo rendimento cardíaco. No final do exercício, a tensão arterial pode baixar rapidamente. Os exercícios de ginástica durante a corrida são benéficos. Pode alternar-se também a corrida com períodos de marcha rápida para dosificar o esforço. Se desejar, pode controlar o esforço com um aparelho que regista a pulsação.

Natação:  
Todos os grupos de músculos são exercitados neste caso. Graças à pressão da água do exterior, o preenchimento e elasticidade das veias melhoram simultaneamente. Por este motivo, a natação a intervalos periódicos é considera muito adequada para a ativação vascular.

Ginástica:
As artérias periféricas são treinadas pela permanente mudança entre o esforço e o alívio. Além disso, o corpo habitua-se a mudanças rápidas de posição corporal. As pessoas sem treino têm tonturas mais vezes do que as pessoas que praticam ginástica regularmente.

Bicicleta:  
O ciclismo ativa a denominada bomba muscular. Os músculos das extremidades inferiores pressionam o sangue desde as veias para cima, contra a gravidade. Deste modo, o sangue está disponível de novo para a circulação, em vez de afluir às pernas. Além disso, andar de bicicleta é um desporto de resistência que não sobrecarrega as articulações e no qual se pode dosificar bem o esforço. Dependendo do estado de forma, pode relaxar fazendo corridas fáceis de bicicleta ou pôr-se à prova subindo montanhas. Por este motivo, andar de bicicleta é um desporto muito recomendado para ativar a circulação.

O que é a hipotensão?