Algumas medidas para baixar a tensão arterial

Para baixar a tensão arterial, é importante que o paciente:

  1. Ajuste a sua dieta (equilibrada/saudável, muitas verduras, frutas, fibra (p. ex., produtos integrais, quantidades mínimas de proteínas e gorduras de origem animal), ou seja, reduza o excesso de peso existente e consuma pouco sal (menos de 6 g por dia).

  2. Não fume e diminua o consumo de álcool (abaixo de 30 g/dia para o homem e/ou abaixo de 15g /dia para a mulher; (30 g = 2.5 copos de vinho com 0.125 L, 20 g = aprox. 0.5 L de cerveja).
  3. Pratique regularmente atividade física – pelo menos 2-3 vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos. Em particular, o treino de endurance (natação, marcha, bicicleta, marcha nórdica e golfe) tem um efeito positivo na tensão arterial.
  4. Reduza o stress. Dormir adequadamente, fazer pausas breves ao longo do dia, distribuir tarefas, delegar responsabilidades, praticar desporto e escolher um hobby relaxante ajudam a reduzir a tensão interna constante.

 

Para uma hipertensão ligeira (aprox. 140/90 mmHg), estas medidas são muitas vezes o suficiente para normalizar a tensão.

Terapia da hipertensão