Natação e a hipertensão

Em pacientes com hipertensão recomenda-se a prática regular da natação.

A natação é um dos desportos mais saudáveis. Ativa o sistema cardiovascular, em particular os músculos que são importantes para a coluna vertebral e para as articulações

A natação é recomendada aos que sofrem de obesidade já que em grande parte o corpo é suportado pela água e o peso não recai nas articulações. Um exercício regular moderado também queima calorias e gordura.

Um sistema cardiovascular fortalecido também pode prevenir doenças cardiovasculares.

Que tem de ter em conta na prática da natação?

  • Recomendam-se treinos 3 vezes por semana em sessões de 30 minutos
  • A intensidade do treino deve aumentar lentamente
  • Quando começar o treino, nadar 2-3 piscinas a um ritmo calmo e gradualmente vá aumentando. No final do treino deve diminuir gradualmente o esforço.
  • É fundamental uma técnica adequada para evitar lesões. As técnicas adequadas de natação e respiração podem ser adquiridas nas aulas de natação

 

Técnica: Costas com braçada paralela 

  • Ambos os braços executam simultaneamente um movimento de impulso 
  • Mantenha ambos os braços alinhados com o corpo 
  • Leve as suas mãos até às axilas
  • Estique os braços (ângulo reto) 
  • Depois pressione fortemente os braços em direção às coxas 
  • Movimentos curtos das pernas proporcionam o impulso 
  • Imagine pequenas bolas à superfície da água e alternadamente atire-as para fora de água com os dedos dos pés 

A hipertensão e o desporto