O que é a tensão arterial?

A pressão sanguínea é necessária para fornecer oxigénio e nutrientes aos órgãos do corpo.

No corpo humano o sangue está nos vasos sanguíneos, principalmente nas artérias e veias. A circulação do sangue exerce uma pressão constante nas paredes dos vasos sanguíneos. A pressão é determinada pelo bombear do coração e pela elasticidade das veias.

O coração contrai-se e expande-se novamente 60 - 80 vezes por minuto em média. Deste modo, bombeia o sangue sob pressão para as artérias para fornecer oxigénio e nutrientes aos órgãos do corpo. Os vasos sanguineos ramificam-se até à formação de capilares.  Este ”sistema de canalização” oferece mais ou menos resistência ao fluxo sanguíneo, se este estiver sob pressão suficiente.

A pressão é mais alta durante o batimento cardíaco do que quando o coração contrai. Esta pressão é conhecida como pressão sistólica. A fase de contração do coração, na qual a pressão sanguínea aumenta é conhecida como sístole. A pressão sanguínea atinge o seu ponto mais baixo entre dois batimentos cardíacos, p.ex.quando o músculo do coração relaxa. A pressão sanguínea neste ponto é a pressão diastólica. A fase em que o coração relaxa e a pressão sanguínea diminui é conhecida como diástole.

A pressão sanguínea é medida em mmHg. O valor sistólico é sempre especificado primeiro, depois o valor diastólico. Por exemplo: 120/80 mmHg significa que a pressão sanguínea sistólica é de 120 mmHg e a pressão sanguínea diastólica é de 80 mmHg.1 mmHg é a pressão que um milímetro (mm) de mercúrio (Hg) exerce. Como uma conversão: 1 mmHg = 0.00133 bar.