Recomendações nutricionais para pacientes

Bebidas

Beber 1-2 litros de líquidos por dia preferencialmente em forma de bebidas não açucaradas tais como: água potável/mineral ou chás de frutas /ervaConsuma bebidas com cafeina (café, chá preto/verde) com moderação

 

Legumes

Coma 3 porções de legumes por dia, incluindo pelo menos uma porção de vegetais crus (1 porção= pelo menos 120 gramas de legumes e um prato de salada ou sopa)

 

 

Frutas

Consuma 2 porções de fruta por dia (1 porção = mínimo 120 gramas = 1 mão).
Diariamente, pode-se substituir uma porção de frutas e verduras por 2 dl (200 ml) de sumo sem açúcar de frutas ou legumes.

 

Produtos integrais e leguminosas, outros cereais e batatas

Em cada uma das refeições principais coma uma guarnição com hidratos de carbono (ou seja 3 porções diárias, 1 porção = 75-125 g de pão ou 60-100g de produtos hortícolas (peso antes de cozinhados) tais como lentilhas/ grão de bico ou 180-300g de batatas ou 45-75 g de flocos/massas/milho/arroz/outros cereais (peso antes de cozinhados) dos quais duas porções devem ser, se possível, produtos integrais.

 

Leite, produtos lácteos, carnes, peixes e ovos

Como uma porção de carne, peixe, queijo e outras fontes de proteína como tofu. Coma 1 porção de carne, peixe, ovos, queijo e outras fontes de proteínas como tofu ou quorn por dia alternando entre eles (1 porção = 100-120g de carne/peixe (peso não cozidos) ou 2-3 ovos ou 200 g de requeijão /queijo fresco ou 60 g de queijo curado ou 100-200g de tofu/quorn). 

Não coma salchichas, carne seca, bacon, ou enchidos mais que uma vez por semana. 
Coma peixe uma ou duas vezes por semana. 

 Além disso, consuma 3 porções de leite ou de produtos lácteos diariamente, preferencialmente com baixo teor de gordura
(1 porção = 2 dl (200 ml) de leite ou 150-180 g de iogurte ou 200 g de requeijão/queijo fresco ou 30-60 g de queijo).

 

Óleos, gorduras e frutos secos

Use 2-3 colheres (10-15 g) por dia de óleo vegetal de alta qualidade, tais como óleo de cânula ou azeite para alimentos frios (p.ex. molhos para saladas)    
Use 2-3 colheres (10-15 g) de óleo vegetal para cozinhar refeições quentes (guisar, assar): p. ex. azeite
Se necessário, use duas colheres (10g) de gordura no pão por dia (manteiga ou margarina feita a partir de óleos de alta qualidade).
Recomenda-se o consumo diário de 1 porção de frutos secos (1 porção= 20-30g de amêndoas, nozes ou avelãs, etc.)

 

Doces, salgados e bebidas energéticas

Consuma doces e bebidas açucaradas (p. ex. refrigerantes, ice tea e bebidas energéticas) com moderação. Não consuma mais do que uma porção por dia (1 porção= por ex. 1 barrita de chocolate, 3 bolachas, 1 pequena fatia de bolo, 1 copo de gelado, 200 ml de bebida açucarada) Tanto quanto possível abstenha-se de aperitivos salgados.

Se consumir bebidas alcoólicas, beba com moderação e às refeições. Para os homens, não mais do que 2 copos de vinho ou cerveja, para as mulheres não mais do que um copo - intercalados com dias sem álcool .

Use sal iodado e fluoretado, e utilize o sal moderadamente nos alimentos

A hipertensão e a nutrição