Hipertensão e o relaxamento diário

Para os pacientes hipertensos é importante aprender a lidar com o stress. Existem várias medidas na vida quotidiana que o ajudam a lidar com o stress.

Todas as pessoas deveriam tirar umas férias de 3 semanas de duração pelo menos uma vez por ano. Tal é especialmente adequado para pacientes com hipertensão. Os que sofrem de hipertensão devem preferir férias de lazer a férias ativas. Têm uma maior capacidade para tolerar um clima moderado. Devem evitar mudanças rápidas de clima e de fusos horários, assim como regiões com um elevado nível de humidade e temperaturas altas. 

É claro que, além das férias prolongadas, há outras possibilidades que proporcionam relaxamento na vida quotidiana. Por um lado, esta pode ser uma mudança de atitudes e formas de pensar, e por outro, atividades que afetam a vida quotidiana. 

Atitudes e características comportamentais:

  • Evite suposições negativas (p. ex. tudo me corre mal, não consigo fazê-lo, etc.) e substitua-as por atitudes positivas (p. ex. eu vou conseguir fazê-lo, eu vou ter sucesso, etc.)
  • Se está prestes a enfrentar um desafio ou uma situação desagradável, imagine o que poderia acontecer no pior dos casos. Pense de uma forma viável para sair dessa situação e transforme-a num benefício.
  • Avalie as situações críticas de forma positiva. Encontre o lado positivo do seu oponente. Tente entender a sua ação e porque ele/ela tomou essas decisões. Depois disso, aborde novamente a situação.
  • Resolva os seus conflitos interiores. Se conseguir resolver os seus conflitos vai ter uma atitude relaxada.
  • Analise os estímulos que o incomodam. Depois de saber o que o incomoda, pense sobre como poderá minimizar ou eliminar esses estímulos 

Atividades quotidianas

  • Dê a si mesmo pausas para relaxar. Não só durante o trabalho, mas também aos fins-de-semana. Em particular assegure-se que dormiu o suficiente.
  • Promova a comunicação positiva.
  • Resolva os problemas nos seus relacionamentos. Os problemas do matrimónio, de convivência exercem uma influência negativa e provocam stress.
  • Torne o seu tempo livre estimulante e variado. Inscreva-se por exemplo num clube desportivo. Certifique-se que escolheu um desporto que o favorece mentalmente, que esteja livre de pressão competitiva e que tenha em conta a comunicação.

Hipertensão e o stress