Hipertensão e o relaxamento muscular progressivo

(segundo Jacobsen)

Para os pacientes hipertensos é importante aprender a lidar com o stress. O relaxamento muscular progressivo ajuda a libertar a tensão muscular provocada pelo stress.

The aim of progressive muscle relaxation is to consciously experience the difference between tensing and relaxation as well as the application of pressure and pressure relief. All the muscles of the body - from head to toe - are consciously tensed and then relaxed again. When the muscle tension caused by stress is loosened, the stress is also released.
The exercises are carried out while sitting with closed eyes .

O objetivo do relaxamento muscular progressivo é experimentar conscientemente a diferença entre a tensão e o relaxamento muscular assim como a aplicação e alívio de pressão. Todos os músculos do corpo, da cabeça aos pés, conscientemente, contraem e relaxam novamente.
Quando a tensão muscular provocada pelo stress é libertada, o stress é também libertado.
Os exercícios são realizados sentado com os olhos fechados.

O relaxamento muscular progressivo pode ser aplicado em qualquer situação, tanto à noite antes de adormecer, durante uma reunião, em situações de medo, situações de teste, no escritório, no comboio, no avião, durante uma breve pausa durante uma longa viagem, e em muitas outras situações. A auto-aprendizagem é possível com a ajuda de livros, cassetes, ou cd´s de relaxamento. Também há cursos onde terá a oportunidade de aprender técnicas de relaxamento muscular progressivo.

Como deve fazer? 

  • Em primeiro lugar deve focar um grupo de músculos, por exemplo, a mão direita. Vá apertando a mão lentamente até cerrar os punhos. Sinta a tensão nos músculos da mão direita e contraia os músculos
  • Mantenha a tensão durante aprox. 5-8 minutos.
  • Depois disso, relaxe conscientemente as mãos durante 30 segundos. Repita o exercício .
  • Após um relaxamento de 40 segundos, passar para o próximo grupo de músculos.

 

Ao longo do tempo tomamos consciência da contração (tensão) e relaxamento. Rapidamente percebemos quando podemos aumentar o número de exercícios, com que frequência podem ser repetidos e quando devemos parar, a fim de não deixar que o efeito positivo do relaxamento muscular progressivo se torne contraproducente. O treino é progressivo, à medida que aprendemos como relaxar da melhor forma o respetivo grupo de músculos após uma breve fase de contração com a prática progressiva. No entanto, tal pressupõe uma prática regular da técnica.

Hipertensão e o stress