Sintomas de hipertensão

Há sintomas indicativos de hipertensão. Os primeiros sinais, no entanto, não são frequentemente específicos e desenvolvem-se insidiosamente, o que significa que dificilmente fazem sentido para os afetados. Dificuldade em adormecer e dormir durante toda a noite, um sono agitado, alguma irritabilidade e inquietação interna podem ser consequências de hipertensão. Problemas com os ouvidos (zumbidos nos ouvidos) são também sinais de alarme.

Dores de cabeça ou tonturas em condições de stress psicológico ou físico podem ser sintomas de hipertensão. Nas mulheres com cerca de 50 anos de idade, os sintomas de hipertensão podem ser semelhantes aos sintomas da menopausa (afrontamentos, tonturas, flutuações de humor). Nos homens de meia-idade, a hipertensão não tratada pode surgir como um problema associado à virilidade (disfunção erétil).

Falta de ar, dor no peito, e/ou aperto no peito durante o esforço, podem ser sintomas de doença cardíaca possivelmente desenvolvida devido à hipertensão continuada. A arritmia também pode ser causada pela hipertensão.

No caso de sintomas persistentes, deverá consultar um especialista de medicina interna para uma avaliação das queixas.

O que é a hipertensão?