Tensão arterial baixa (hipotensão)

Contrariamente à tensão arterial alta, a hipotensão não é potencialmente fatal e não causa quaisquer outras doenças potencialmente graves. Proporciona também proteção contra muitas doenças cardiovasculares, tais como o ataque cardíaco e o acidente vascular cerebral (AVC).

Contudo, pessoas com baixa tensão arterial (hipotensão arterial) podem também ter queixas: tonturas, distúrbios de concentração e cansaço, que podem ser sintomas. Além disso, o desempenho mental pode também ser afetado. Pessoas saudáveis que sofrem de hipotensão arterial podem ter problemas de concentração e reagir de modo mais lento.

A denominada hipotensão primária (essencial) é a forma mais frequente de hipotensão arterial e não está classificada como doença. Ocorre principalmente em mulheres mais jovens, em particular se esta característica é de família.

Basicamente, a hipotensão é apenas o valor de uma medição – e não uma doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a tensão arterial inferior a 100 / 60 mmHg nas mulheres e inferior a 110 / 70 mmHg nos homens como hipotensão arterial. No entanto, o aparecimento destes sintomas com estes valores depende de cada pessoa. As pessoas especialmente sensíveis podem sofrer de vertigens e enjoos com valores mais altos.