Hypertension and autogenic training

Para pacientes hipertensos é importante aprender a lidar com o stress. O treino autogénico ajuda o individuo a fazer frente com confiança à rotina diária e ao stress do quotidiano e aumenta o bem-estar, de forma suave e continua.

Com o treino autogénico, o relaxamento ocorre repetindo em silêncio palavras com visualizações (auto sugestão) como: „ O meu braço está quente“ ou „ o meu coração bate com calma“ A repetição das fórmulas tem um efeito de equilíbrio sobre o sistema nervoso autónomo. Libertam-se menos hormonas de stress.

O método é igualmente adequado para crianças, adolescentes e adultos.

Os exercícios básicos incluem: 

  • Exercício de peso: A concentração é focada numa determinada parte do corpo, normalmente um braço ou uma perna: Uma fórmula típica poderia ser „ O meu braço pesa muito" Mais tarde pode o peso ser estendido para outras partes do corpo e depois para o corpo inteiro.
  • Exercício de calor: Como num exercício de gravidade, sugere-se que inicialmente, uma parte do corpo em particular se sinta realmente quente. Mais tarde, o calor reconfortante espalha-se pelo corpo.
  • Exercício de respiração: Uma fórmula poderia ser „ A minha respiração é muito tranquila"
  • Exercício de estômago: A concentração está focada na parte superior do abdómen. Sendo assim o calor é canalizado para esta parte do corpo.
  • Exercício cardíaco: os batimentos do coração tornam-se mais regulares e tranquilos através da concentração sobre o ciclo do próprio batimento cardíaco do indivíduo.
  • Exercício da testa: Uma formula poderia ser „ A minha cabeça está leve 

Cada exercício é feito com diversos componentes (p. ex. ”Peso“ e ”calor“ e perceciona a própria respiração) que dura num total de 3-5 minutos. São realizados na posição sentada (ou deitada) com os olhos fechados.

O treino autogénico deve realizar-se num quarto escuro que deve ser o mais tranquilo possível.

Recomenda-se a aprendizagem da técnica correta do treino autogénico em cursos dados por profissionais.

A hipertensão e o stress